Primeiro contato...

O blog nasce com a idéia de passar informações importantes sobre a educação, além de dicas culturais, musicais, artíticas...

Sempre pensando na formação das pessoas!!!!!


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Concordância Verbal (1a. parte)

HORA DE ESTUDAR!!!!!!!!!!



Regra geral, o verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa.
 Exemplos:
O gerente falou com a secretária.
A secretária e suas auxiliares não compareceram à reunião.
Os casos mais interessantes são expostos a seguir.

Sujeito coletivo
Se o sujeito for um coletivo do singular seguindo de um complemento no plural, o verbo pode ir para o plural ou permanecer no singular:
Exemplos:
A série de notas fiscais referentes ao pagamento das mercadorias adquiridas no mês de março próximo passado está sendo enviada a V.Sa. através de nosso representante.
A série de notas fiscais está...
O conjunto de duplicatas é...
O número de papéis e documentos é inferior...
A multidão foi levada...
A maioria das notas fiscais é tirada no computador.

Há casos, porém, em que o redator percebe a fraqueza gramatical diante da idéia que quer transmitir:
Exemplos:
A maior parte dos executivos lêem jornais pela manhã.
Um coletivo geral determina que o verbo permaneça no singular:
O povo queria eleições diretas para presidência da República.
O exército não se conformou com o papel que lhe reservou a nova Constituição.

A tendência hoje é pela concordância com a expressão utilizada. Da mesma forma, uma expressão partitiva tanto pode levar o verbo para o plural, como admitir o uso do singular:
Exemplo:
A maior parte dos funcionários conseguiu...
Uma porção de notas promissórias vence...
Um grupo de notas promissórias estão rasuradas.
Há outras expressões cujo procedimento quanto ao uso de singular e plural é semelhante; são elas: uma porção de, o grosso de, o resto de.

Sujeito - Pronome Relativo
Exemplo:
Sou uma pessoa que não ofende ninguém.
Sou uma pessoa que não ofendo ninguém.
O segundo caso é mais enérgico e afetivo que o primeiro, pois o verbo na terceira pessoa (ofende) é quase indeterminada, sem nenhuma intensidade afetiva, é plano. A segunda frase é muito mais carregada de sentimento, muito mais viva e eficaz.

Se o verbo tiver com sujeito o pronome relativo que, ele concordará em número e pessoa com o antecedente deste pronome:
Exemplos:
Fui eu que lhe remeti os documentos.
És tu, Deolindo, que vais ao escritório do Sr. Xavier?
Foram as garotas da promoção que me disseram...

Se, no entanto, o relativo que vier antecedido da expressão um dos, o verbo vai para a 3ª pessoa do plural, raramente para a 3ª pessoa do singular:
Exemplo:
Bartolo é um dos gerentes que têm conseguido prestígio.

Sujeito é o pronome QUEM
Exemplos:
Fui eu que lhe escreveu semana passada.
És tu quem me remeterá os relatórios?

Mas é também possível admitir a concordância com o pronome pessoal:
Fui eu quem lhe escrevi semana passada.
És tu quem me remeterá o relatório?

Sujeito com o verbo no infinitivo
Exemplos:
As secretárias parece terem gostado do estagiário.
As secretárias parecem ter gostado do estagiário.
É indiferente gramaticalmente o uso do singular ou do plural. A diferença é semântica e estilística. Estilisticamente, o emprego do verbo parecer no singular entorpece a construção, tira-lhe a graça, tornado-a rasa e artificial. Quando se diz "as secretárias... ter" a frase ganha mais vida e intensidade afetiva.

Sujeito com o verbo pronominal
Exemplos:
Não se pode realizar esses projetos.
Não se podem realizar esses projetos.
No primeiro casa chama-se a atenção para a ação: realizar, ou seja, "não é possível realizar esses projetos". No segundo, em virtude da concordância, a atenção concentra-se em projetos. Gramaticalmente, pode-se considerar realizar como sujeito e projetos como objeto e pode-se também considerar projetos como sujeito e então o verbo vai para o plural. Em geral prefere-se a concordância no plural.

Sujeitos de pessoas gramaticais diferentes
Se houver dois ou mais sujeitos de pessoas gramaticais diferentes, o verbo irá para o plural, concordando com a pessoa que tem precedência na ordem gramatical.
Eu e tu=nós
Eu e ele=nós
Eu, tu e ele=nós
Tu e ele=vós
Você e ela=eles

Exemplos:
Marcos e tu fizestes o que havia sido recomendado?
Eu e tu estivemos a semana toda estudando, e agora não há o que reclamar.
Tu e eu redigiremos o relatório.
Eu e o vendedor fizemos um acordo.
Tu e o diretor já conhecíeis a política da empresa.
Você e a secretária não sabiam que decisão tomar?
Portanto o verbo vai para a 1ª pessoa do plural se entre os sujeitos houver um da 1ª pessoa. Irá para a 2ª pessoa do plural se, não havendo sujeito da 1ª pessoa, houver um da 2ª. Somente irá para a 3ª pessoa do plural se os sujeitos forem da 3ª pessoa.

Verbo antecedido de vários sujeitos:
Se houver mais de um sujeito singular antecedendo um verbo, este ficará no singular ou irá para o plural:
A nota fiscal e a duplicata registram informações importantes.
Registram informações importantes a nota fiscal e a duplicata.
Registra informações importantes a nota fiscal e a duplicata.

No caso de sujeito de números diversos (singular e plural) precedendo o verbo, este vai para o plural. Se estes sujeitos estiverem depois dele, o verbo poderá ficar no singular se o sujeito mais próximo estiver no singular:
O funcionário e os clientes reconheceram-se culpados.
Reconhecera-se culpado o funcionário e os clientes.
Reconheceram-se culpados os clientes e o funcionário.

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quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Impressionante!!!!!!!!



Descobri esse programa em uma conversa com os amigos...

A Liga, é um programa jornalístico muito sério e põe o programa da Globo (Profissão Repórter) no chinelo...

A Liga passa na TV Bandeirantes todas as quartas-feiras, às 22:10...

Assistam!!!!!!!!

Mas se você é como eu, não consegue assistir por causa do horário, assista no youtube!!!!

Este foi o programa de estréia.... Merece ser visto!!!!!!!!!!!!

1a. parte:

2a. parte:

3a. parte:

4a. parte:

5a. parte:

6a. parte:

7a. parte:

Impressionante como vivem os moradores de rua!!!!!!!!!!!! A sociedade tem que prestar mais atenção neles!!!!!

Este ano de eleição temos que pensar muito bem em que colocar no poder, pois essas pessoas, que estão à margem da sociedade, são quem pagam pelos roubos desses políticos safados!!!!!!!!!!

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sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ano de Eleição...



A Colocação do Brasil

"No futebol, o Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo e todos estão tristes.

Na educação é o 85º e ninguém reclama..."



O Relato de um professor de física no Estado na Bahia...

"Eu fico com vergonha até de dizer, mas meu salário é R$650,00. Isso mesmo! E olha que eu ganho mais que outros colegas de profissão que não possuem um curso superior como eu e recebem minguados R$440,00. Será que alguém acha que, com um salário assim, a rede de ensino poderá contar com professores competentes e dispostos a ensinar? Não querendo generalizar, pois ainda existem bons professores lecionando, atualmente a regra é essa: O professor faz de conta que dá aula, o aluno faz de conta que aprende, o Governo faz de conta que paga e a escola aprova o aluno mal preparado. Incrível, mas é a pura verdade! Sinceramente, eu leciono porque sou um idealista e atualmente vejo a profissão como um trabalho social. Mas nessa semana, o soco que tomei na boca do estomago do meu idealismo foi duro!

Descobri que um parlamentar brasileiro custa para o país R$10,2 milhões por ano... São os parlamentares mais caros do mundo. O minuto trabalhado aqui custa ao contribuinte R$11.545.

Na Itália, são gastos com parlamentares R$3,9 milhões, na França, pouco mais de R$2,8 milhões, na Espanha, cada parlamentar custa por ano R$850 mil e na vizinha Argentina R$1,3 milhões.

Trocando em miúdos, um parlamentar custa ao país, por baixo, 688 professores com curso superior !"

Fique atento, não se deixe levar por falsas promessas, muito menos por famosidade alheia!!!!!!!!!!!!!

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quarta-feira, 21 de julho de 2010

Curso!!!!



Qualquer dúvida ligue: 5851-1941

Não perca essa oportunidade!!! Cresça junto com o Brasil!!!!

Estudo nunca é de mais... ESTUDEM!!!!

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terça-feira, 13 de julho de 2010

Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo


Ontem começou o 5o. Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, o evento exibe filmes recentes de mais de 15 países da região (em sua maior parte inéditos no Brasil) e uma retrospectiva com os grandes sucessos de público e crítica dos anos 2000-2009, além de uma competição com curtas-metragens produzidos em escolas audiovisuais e um programa comemorando o bicentenário da independência da Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela. Esta edição apresenta ainda uma homenagem ao cineasta argentino Marcelo Piñeyro e ao diretor brasileiro João Batista de Andrade.

Entre os destaques da programação estão "Alamar" (Pedro González-Rubio, México, 2009), "Água Fria del Mar" (Páz Fábrega, Costa Rica, 2010), "Zona Sur" (Juan Carlos Valdivia, Bolivia, 2009) "Dos Hermanos" (Daniel Burman, Argentina, 2010), entre outros. Uma iniciativa do Memorial da América Latina e da Secretaria de Estado da Cultura, órgãos do Governo do Estado de São Paulo, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo tem como objetivo divulgar e discutir a singularidade estética da cinematografia recente e histórica da América Latina.

O Festival é organizado pela Associação do Audiovisual com curadoria de André Sturm, Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho.

Confira a programação no site: http://www.memorial.sp.gov.br/memorial/index.jsp

Vamos???????

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segunda-feira, 12 de julho de 2010

Concordância Nominal

Este assunto não é difícil, mas há muitos erros principalmente nas redações.

 
REGRA GERAL: O artigo (o,a, um, uma, os,as, uns, umas), o adjetivo (características que qualifica o substantivo), o numeral e o pronome (substitue o nome), concordam em gênero (feminino ou masculino) e número (singular ou plural) com o substantivo.

 
CASOS ESPECIAIS:

 
1-)Um adjetivo após vários substantivos
a-)Substantivos de mesmo gênero: adjetivo vai para o plural ou concorda com o substantivo mais próximo.
  • Mamãe e papai recém-chegado estiveram aqui.  
  • Mamãe e papai recém-chegados estiveram aqui.
b-)Substantivos de gêneros diferentes: vai para o plural masculino ou concorda com o substantivo mais próximo.
  • Ela tem pai e mãe novos.
  • Ela tem pai e mãe nova.
c-)Adjetivo funciona como predicativo: vai obrigatoriamente para o plural.
  • O homem e o menino estavam perdidos.
  • O homem e sua esposa estiveram hospedados aqui.
2-) Um adjetivo anteposto a vários substantivos
a-)Adjetivo anteposto normalmente: concorda com o mais próximo.
  • Comi delicioso almoço e sobremesa.
  • Comi deliciosa fruta e suco.
b-)Adjetivo anteposto funcionando como predicativo: concorda com o mais próximo ou vai para o plural.
  • Estavam feridos o pai e os filhos.
  • Estava ferido o pai e os filhos.
3-)Um substantivo e mais de um adjetivo
a-)antecede todos os adjetivos com um artigo.
  • Falava fluentemente a língua inglesa e a espanhola.
b-)coloca o substantivo no plural.
  • Falava fluentemente as línguas inglesa e espanhola. 
4-)Pronomes de tratamento
a-)sempre concordam com a 3ª pessoa.
  • Vossa Santidade esteve no Brasil.
5-)Anexo, incluso, próprio, obrigado.
a-)Concordam com o substantivo a que se referem.
  • As cartas estão anexas.
  • A bebida está inclusa.
  • Precisamos de nomes próprios.
  • Obrigado, disse o rapaz.
6-)Um(a) e outro(a), num(a) e noutro(a)
a-)Após essas expressões o substantivo fica sempre no singular e o adjetivo no plural.
  • Renato advogou um e outro caso fáceis.
  • Pusemos numa e noutra bandeja rasas o peixe.
7-)É bom, é necessário, é proibido
a-)Essas expressões não variam se o sujeito não vier precedido de artigo ou outro determinante.
  • Canja é bom. / A canja é boa.
  • É necessário sua presença. / É necessária a sua presença.
  • É proibido entrada de pessoas não autorizadas. / A entrada é proibida.
8-)Muito, pouco, caro
a-)Como adjetivos: seguem a regra geral.
  • Comi muitas frutas durante a viagem.
  • Pouco arroz é suficiente para mim.
  • Os sapatos estavam caros. 
b-)Como advérbios: são invariáveis.
  • Comi muito durante a viagem.
  • Pouco lutei, por isso perdi a batalha.
  • Comprei caro os sapatos.
9-)Mesmo, bastante
a-) Como advérbios: invariáveis
  • Preciso mesmo da sua ajuda.
  • Fiquei bastante contente com a proposta de emprego. 
b-)Como pronomes: seguem a regra geral.
  • Seus argumentos foram bastantes para me convencer.
  • Os mesmos argumentos que eu usei, você copiou.
10-) Menos, alerta
a-)Em todas as ocasiões são invariáveis.
  •  Preciso de menos comida para perder peso.
  •  Estamos alerta para com suas chamadas.
 11-)Tal Qual
 a-)“Tal” concorda com o antecedente, “qual” concorda com o conseqüente.
  •  As garotas são vaidosas tais qual a tia.
  •  Os pais vieram fantasiados tais quais os filhos.
 12-) Possível
 a-)Quando vem acompanhado de “mais”, “menos”, “melhor” ou “pior”, acompanha o artigo que precede as expressões.
  • A mais possível das alternativas é a que você expôs.
  • Os melhores cargos possíveis estão neste setor da empresa.
  • As piores situações possíveis são encontradas nas favelas da cidade.
13-) Meio
 a-)Como advérbio: invariável.
  •  Estou meio insegura.
 b-)Como numeral: segue a regra geral.
  •  Comi meia laranja pela manhã.
14-)Só
a-)apenas, somente (advérbio): invariável.
  • Só consegui comprar uma passagem.
b-)sozinho (adjetivo): variável.
  • Estiveram sós durante horas.
São muitas regras, porém necessárias e não são difíceis!!!!! ESTUDEM!!!!!!
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sexta-feira, 9 de julho de 2010

Dica Cultural!!!!!!!!!


O Museu de Arte Moderna Assis Chateaubriand, o MASP, organiza todas as segundas-feiras leituras tramáticas de peças teatrais, contos, poesias...

Esse é o projeto Letras em Cena, que está no auditório do MASP desde 2006.

Site:  http://www.letrasemcena.art.br/

O melhor!!! O evento é gratuito!!!

Veja a programação: http://www.masp.art.br/masp2010/espetaculos.php?espetaculos_menu=teatro_e_danca

Divirtam-se!!!!!!

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